Header Ads

Willams Oliveira Divulgações

Notícias de Última Hora

Câmeras mostram chefe do GSI no Planalto durante atos do 8 de janeiro

 Imagens das câmeras de segurança mostram ação dos invasores e atuação do GSI no Palácio do Planalto

Reprodução / CNN Brasil - 19.04.2023

Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias

Imagens das câmeras de segurança mostram que no dia dos  ataques aos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro, havia baixo contingente de segurança no Palácio do Planalto. Além disso, conforme os registros, o  ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias , estava no local e chegou a orientar os responsáveis pelos atos a deixar o Planalto. As informações são do IG.

As  gravações foram obtidas e analisadas pela CNN Brasil . Segundo a emissora, às 16h29, as câmeras registraram Gonçalves Dias durante os ataques no Planalto. Primeiro, o general aparece andando sozinho no terceiro andar do Palácio, na antessala do gabinete do presidente da República. Ele tenta abrir duas portas e depois entra no local.

Minutos depois, o general aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns dos responsáveis pelos atos . As gravações sugerem, conforme a CNN , que ele indicava a saída de emergência ao grupo.

Reprodução / CNN Brasil - 19.04.2023
Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, orientando invasores

Depois, outros integrantes do GSI também aparecem nas imagens, parecendo indicar o caminho de saída aos invasores que estavam no terceiro andar do prédio.

As imagens mostram, em diversos momentos, funcionários do  GSI e invasores circulando pelo Planalto.

Reprodução / CNN Brasil - 19.04.2023
Integrantes do GSI e invasores

 No terceiro andar, os criminosos quebraram câmeras de segurança, mesas de vidro e, inclusive,  relógio Balthazar Martinot, obra de arte do século XVII, que chegou ao Brasil pelas mãos de Dom João VI.

Baixo contingente de segurança

Os registros também mostram, segundo a CNN , que os carros de apoio da polícia deixaram, no dia dos atos, uma das vias que dá acesso à Praça dos Três Poderes e, enquanto os manifestantes estavam a caminho do Palácio do Planalto , os homens que formavam uma barreira de escudo na via recuaram.

O primeiro grupo invadiu o estacionamento do Planalto às 15h01, pulando uma cerca. Depois disso, seguranças formaram um cordão de isolamento, mas a vários metros de distância dos vândalos, que continuam pelo gramado para a parte de trás do Palácio. Conforme a emissora, dois integrantes do  GSI aparecem nesse momento nas imagens, mas não agem.

Às 15h19, militares deixaram uma das salas do GSI no térreo e foram para o subsolo do prédio. Eles aparecem na sala apenas às 16h31. Pouco tempo depois, os invasores chegam à sala e uma das paredes de vidro é quebrada pelos manifestantes que estão do lado de fora.

A porta principal foi fechada dois minutos após o início do ataque e a tropa de choque se dirigiu à entrada, mas os invasores quebraram vidros e seguiram pela lateral.

Nenhum comentário