Palmeiras conquista o Brasileirão e chega ao 11º título; veja lista de campeões
Com a derrota do Inter contra o América-MG na tarde desta quarta-feira, o Palmeiras conquistou o seu 11º título brasileiro e se isolou ainda mais na lista dos maiores campeões.As informações são do Extra.
Em toda a história da competição, a predominância dos times paulistas é enorme. Todos os quatro grandes de São Paulo compõem o Top-5, que ainda tem o Flamengo. O rubro-negro divide a segunda colocação de maior campeão com o Santos.
A equipe dirigida pelo técnico português Abel Ferreira lidera quase todas as principais estatísticas até aqui, com destaque para a parte defensiva.
O time, até o momento, sofreu apenas 22 gols. Nos últimos três anos, por exemplo, os campeões foram vazados mais de 30 vezes ao longo do campeonato: o Atlético-MG terminou com 34, em 2021; e o Flamengo sofreu 48 gols, em 2020, e 37 gols, em 2019.
A equipe atual, inclusive, pode bater a sua melhor marca, que é de 2018, quando levou 26 gols. O campeão menos vazado da era dos pontos corridos com 20 clubes é o São Paulo, em 2007, que sofreu apenas 19 gols.
O título do Palmeiras foi o sexto sob o comando de Abel Ferreira. Contratado em 2020, o treinador chegou ao clube no lugar Vanderlei Luxemburgo e já está consagrado como um dos maiores do Verdão e também da história recente do futebol brasileiro.
Além de já ter conquistado seis títulos no Palmeiras, Abel também entrou para o seleto grupo de treinadores que conquistaram os três principais títulos do calendário brasileiro: Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.
Na história, o técnico português é apenas o quinto a chegar ao feito — antes dele, só Felipão, Antônio Lopes, Tite e Cuca conseguiram. De todos eles, o português foi quem completou a trinca de troféus mais rápido, já que Luiz Felipe Scolari havia vencido a Copa do Brasil em 1991 antes da era 1994-1996 com o Grêmio.
Veja a lista dos campeões do Campeonato Brasileiro:
- Palmeiras - 11
- Flamengo - 8
- Santos - 8
- Corinthians - 7
- São Paulo - 6
- Cruzeiro - 4
- Vasco - 4
- Fluminense - 4
- Internacional - 3
- Atlético-MG - 2
- Botafogo - 2
- Grêmio - 2
- Bahia - 2
- Guarani - 1
- Athletico Paranaense - 1
- Coritiba - 1
- Sport - 1
Nenhum comentário