Header Ads

Willams Oliveira Divulgações

Notícias de Última Hora

Xixi com cheiro estranho? Pode ser algo na alimentação; confira

        Clínico geral lista algumas substâncias que podem alterar o odor da urina

Mulher sentada no vaso sanitário foto Freepik

Quando comemos beterraba, a cor do nosso xixi é alterado. Ela fica mais escura, como sangue. Porém, já parou para pensar no cheiro que a urina pode ter? Segundo especialistas, o odor incomum é normalmente inofensivo, porém, se sentir outros sintomas, como dor na hora de urinar, ou fazer mais xixi do que o natural e o normal, pode ser um tipo de infecção no trato urinário. As informações são do Extra.

De acordo com o clínico geral Semiya Aziz, que trabalha em Londres, o cheiro forte no xixi pode ter relação com a alimentação e, ao menos, três tipos de substâncias ingeridas.

A primeira delas é a cafeína. Beber café regularmente pode desencadear urina com cheiro desagradável, além da substância ser um diurético, o que significa que você pode produzir mais urina e ficar desidratado, causando um cheiro mais forte. "O composto encontrado no café pode dar à urina um cheiro mais forte e distinto”, afirmou Aziz em entrevista ao The Mirror.

Outro alimento que pode causar um odor incomum é o aspargo, bem como outros alimentos carregados de enxofre, como alho e cebola. Estima-se que cerca de metade das pessoas consigam sentir a mudança no cheiro do xixi devido a alimentos ricos em enxofre.


"O aspargo é um vegetal que contém um composto chamado ácido asparagúsico, que produz um odor semelhante ao enxofre quando decomposto pelo corpo. Felizmente, nem todos podem detectar esse odor, mas aqueles que o detectam podem notar um cheiro forte e pungente logo após consumir aspargos", explica Aziz.

No grupo do terceiro alimento estão as especiarias, como cominho, açafrão e coentro. Isso ocorre porque os produtos químicos aromáticos que dão o cheiro às especiarias são mantidos à medida que passam pelo corpo. Mesmo após a digestão da comida, o cheiro ainda pode ser detectado no xixi.

A urina com odor mais forte, apesar de ser inofensiva, se persistir, pode ser causada por outras condições, como diabetes tipo 2 e pedras nos rins. O melhor a se fazer é procurar um médico e especialista no assunto se houver desconfiança ou preocupação.


Nenhum comentário