Header Ads

Willams Oliveira Divulgações

Notícias de Última Hora

Califórnia libera táxi robô, sem motorista, em São Francisco

 Por três votos a um, comissão que regulamenta os carros autônomos no estado deu permissão a empresas dos grupos da Google e da GM para oferecer viagens a qualquer hora do dia em toda a cidade

Um carro autônomo Waymo em uma rua de São Francisco — Foto: Jim Wilson/The New York Times

São Francisco deve se tornar a primeira cidade dos Estados Unidos onde os táxis sem motorista poderão circular livremente pelas ruas e transportar passageiros sem restrições. Os órgãos reguladores da Califórnia, em uma decisão histórica, concordaram com a expansão dos serviços dos 'táxis robôs' , apesar das preocupações com a segurança por parte das autoridades locais e de ativistas As informações são do Extra.

Por três votos a um, a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia, que regulamenta os carros autônomos no estado, deu permissão à Cruise e à Waymo para oferecer viagens pagas a qualquer hora do dia em toda a cidade.

A Cruise, subsidiária da General Motors, estava oferecendo viagens pagas em um terço da cidade, enquanto a Waymo, que pertence à empresa controladora do Google, a Alphabet, fazia viagens gratuitas aos passageiros em seus carros sem motorista.

A votação não teve impacto sobre os frequentes testes de direção que a Waymo e a Cruise vêm realizando sem passageiros nas ruas de São Francisco.

A decisão da comissão, após uma audiência de sete horas na quinta-feira, foi tomada depois de meses de protestos de autoridades municipais e grupos cívicos, que reclamaram que os carros sem motorista eram um risco potencial para as estradas.

Embora os veículos autônomos não tenham sido responsabilizados por nenhum incidente grave, as autoridades da cidade dizem que eles geralmente desligam e não se movem depois de encontrar um obstáculo inesperado, como uma mangueira de incêndio ou linhas elétricas caídas.

O plano de expansão foi a primeira indicação de que os carros autônomos poderiam ser comercialmente viáveis após bilhões de dólares em investimentos dos setores de tecnologia e automotivo.

- São Francisco seria uma prova de conceito para o resto do país - disse Matt Wansley, professor de direito da Cardozo School of Law, em Nova York.

A Cruise opera hoje 300 veículos em São Francisco durante a noite e 100 durante o dia, enquanto a Waymo opera 250 durante o dia.

A Waymo disse que sua frota sem motorista se "alinharia" com as demandas dos passageiros, enquanto a Cruise disse que se concentraria em expandir o mercado para novas partes da cidade, uma vez que oferecia viagens pagas apenas no noroeste de São Francisco.

Tanto os apoiadores quanto os oponentes dos carros sem motorista - incluindo sindicatos, trabalhadores autônomos, grupos de deficientes e ativistas de transporte - compareceram em massa à sede da comissão em São Francisco na quinta-feira.



Canal do YouTube de música exclusivo para você ouvir e baixar

Baixar músicas rápido e grátis

Nenhum comentário