Header Ads

Willams Oliveira Divulgações

Notícias de Última Hora

Servidores federais podem receber reajuste de aposentadoria pelo mesmo índice do INSS

                      Decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal

Sede do Supremo Tribunal Federal (STF) — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os servidores públicos federais aposentados poderão receber reajuste nos benefícios de aposentadoria pelo mesmo índice do Regime Geral de Previdência Social — do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) —, mesmo que não haja uma lei específica ao assunto. A decisão é fruto de um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) concluído na noite da última sexta-feira (dia 29). No entanto, essa decisão vale apenas para o intervalo entre o fim do instituto da paridade e da lei que estabeleceu índices de reajusteAs informações são do Extra.

Dias Toffoli, ministro relator do processo, afastou o argumento do governo de que não deveria realizar reajustes antes da vigência da lei de 2008. Segundo ele, os servidores públicos federais inativos não alcançados pela paridade têm direito à correção anual no índice do RGPS, conforme estipulado em ato normativo do Ministério da Previdência Social. O argumento foi reforçado pela unanimidade dos votos no Supremo Tribunal Federal.

A análise da Corte foi sobre o Recurso Extraordinário 1372723, com repercussão geral (Tema 1.224). A contestação havia sido protocolada pela União contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4º Região — do Sul do país —, que havia considerado válida a revisão de proventos e pensões pagos com base em normativo do governo federal, antes da entrada da Lei 11.784, de 2008.

Histórico


A Constituição Federal de 1988 previa a paridade e a integralidade entre servidores ativos e inativos. Entretanto, com a Emenda Constitucional 41, de 2003, a paridade e integralidade foram extintas.

Ficou estabelecido que esses benefícios seriam reajustados conforte critérios previstos em lei. Um ano depois, a Lei 10.887 estabeleceu que o reajuste deveria ser feito na mesma data do RGPS, mas não previu os índices.

Esses números só foram fixados — como iguais aos do RGPS — em 2008, com a Lei 11.784, de 2008.

Nenhum comentário